domingo, 17 de maio de 2009

Buscas na Web

A análise dos cinco primeiros resultados encontrados em oito sites de busca com o termo “cura do stress” revelou que nem sempre os sites de busca resultam em uma resposta homogênea.
O termo foi grafado como no inglês (stress), e não em português (estresse), o que resulta em achados completamente diferentes. O blog “Lixo Tipo Especial”, do arquiteto Flavio Prada foi o de maior ocorrência: quatro vezes. Outro blog, “Jornalismo 2.0”, criado por um aluno do Centro Knight durante um curso ministrado em 2005 ficou em segundo lugar com três ocorrências nos oito sites.
Foram encontrados três sites de venda de medicamentos que prometem acabar como estresse, o que segundo a legislação brasileira, é ilegal. Geralmente, sites do gênero são a porta para a venda de anfetaminas e outras drogas sintéticas, o que representa um sério risco à população.
Uma ocorrência referiu-se a um profissional do ramo da psicologia, um site pessoal e profissional. Uma ocorrência levou ao tema “impotência”. Também foram encontrados sites para download de vídeos com este título ou assunto. Um deles, uma animação do YouTube mostra um hipopótamo em crise.
Nos sites Google, Yahoo! e Alta Vista, houve ocorrências comuns com mais frequência e se aproximaram mais do resultado esperado pelo senso comum. Nos sites americanos Clusty, Search MSN, Ask e Dogpile os resultados fugiram do esperado, ou seja, um site ou blog que falasse da cura deste tipo de doença. Neles, predominaram sites comerciais, de técnicas contra ataques de pânico (onde são vendidos CDs e DVDs), sites de dowload de vídeos e até turismo.
Nos sites de busca MSN e Clusty surgiram, em cada um, uma ocorrência de um site de uma pousada turística descrita como um lugar calmo, para curar-se do estresse. No Ask o primeiro e o quinto resultado foram iguais: houve uma repetção do Vimeo, site de download de vídeos. O site com o vídeo de um artista chamado Bernie Alexander apareceu em mais de duas ocorrências do Vimeo.
A conclusão que se tira é que cada site de busca obedece a um padrão pré-estabelecido por seus interesses comerciais e mercadológicos. Não há como fazer uma análise mais profunda sem saber quais os critérios que cada site de busca utiliza para hierarquizar seus resultados. O que chama a atenção é que as ocorrências são, na maior parte das vezes, antigas postagens. “Lixo Tipo Especial” e “Jornalismo 2.0” são de 2005. Não houve ocorrências mais recentes com tanto destaque.
O que leva tais blogs a continuarem no topo das listas dos sites de busca ainda nos dias de hoje é uma pergunta que não soube responder, e que não quer calar. Ou será que nada mais recente surgiu na blogosfera sobre o assunto¿ Difícil de acreditar.

Sites pesquisados:
* Google: http://www.google.com.br
* Yahoo!: http://www.yahoo.com.br
* Altavista: http://www.altavista.com
* Radar Uol: http://radaruol.uol.com.br
* Clusty: http://clusty.com/
* MSN: http://search.msn.com.br
* Ask.com: http://search.ask.com/
* DogPile : http://www.dogpile.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário