domingo, 10 de maio de 2009

Jornalismo 2.0: nova fase do Jornalismo Web

Nos anos 1990, com a popularização da internet, nstrumento antes de uso estritamente militar, os jornais e revistas e até mesmo TVs e rádios, começaram a despejar seus conteúdos on line, sem qualquer tipo de alteração. Este fenômeno foi chamado de Jornalismo 1.0.
Na virada do século XXI, o jornalismo web adquiriu um novo formato. Os conteúdos começaram a ser produzidos especialmente para esse meio digital. A linguagem mudou, inclusive com alterações de grafia. A notícia em tempo real passou a ser mais difundida e as empresas começaram a expandir o ramo para equipes contratadas exclusivamente para produzir tal material.
O uso de recursos multimídia passou a ser aperfeiçoado e abriu-se um novo mercado para jornalistas. Ferramentas como blogs, twitter, tornaram-se a porta para que qualquer um pudesse se expressar. O mundo virtual abriu portas para conectar um ponto do planeta a outro totalmente oposto.
Com o crescimento do acesso ao mundo virtual, não demorou a surgirem teóricos preconizando o fim dos impressos e, mais especificamente, dos jornais. A atual crise econômica mundial levou realmente alguns jornais em todo o mundo fecharem suas portas e o universo do Jornalismo 2.0 ganhou corpo, mas esse movimento já vinha acontecedo desde os anos 1990.
Hoje em dia é difícil não conhecer alguém totalmente familiarizado com o universo digital. A grande rede se tornou um mundo paralelo do qual não podemos deixar de fazer parte.
Porém, voltando às principais diferenças entre Web 2.0 e 1.0, temos a segundo a qual a primeira dá mais poder ao usuário. Os mecanismos são melhores e podem ser exemplificados pelos fenômenos You Tube e Facebook.
A elite acadêmica que criou a Web 2.0 criou, na verdade, um movimento social que discute os fundamentos da rede em público.
As diferenças entre Web 1.0 e 2.0 passam por diferenças tecnológicas, estruturais e sociológicas. Tudo isso influencia no aspectos dos sites desta geração.
O Skype já é uma evolução da web 2.0. Por portal de voz pode fazer ligações telefônicas gratuitas, ou até 90% mais barato, entre usuários de toda a parte do mundo. O Skype já tem mais de 80 milhões de usuários no mundo. Por meio dele é possível realizar conferências, chamadas telefônicas e ainda interagir com recurso de vídeo.
A Web 2.0 maximizou o poder de criação dos internautas e, aos poucos, foi conferindo ao sistema maior segurança. Mesmo com todos os programas de proteção, alguns recursos utilizados na web são inseguros e a disseminação de vírus é uma coisa para a qual ainda não se encontrou solução perene. Mesmo com todo o avanço e aperfeiçoamento das ferramentas, a web 2.0 ainda é um ambiente vulnerável.
Para concluir podemos dizer que o conteúdo na web 2.0 vai além do texto. Os recursos gráficos e multimídia, como sons, vídeos e links que levam a outras informações mais detalhadas – sem falar no tipo de linguagem produzido essencialmente para o meio digital - tornaram-na bem mais evoluída que a web 1.0.

3 comentários:

  1. Oi, eva. adorei o texto e estou "chupando" para o "Simple Lu"... srsrs Bom retorno à blogosfera!!! Abs! Luciane.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E claro os novos métodos utilizados no jornalismo web.

    http://kirkalopes.blogspot.com

    ResponderExcluir